Publicado por: vtumah | 30/07/2014

Os Dez Mandamentos


 

10-commandments-tablets

A lei veio a existir para o homem poder estar ciente da vontade de Deus e poder discernir o que é o pecado com a ajuda só do Espirito Santo.

Eles se referem a relação do homem com Deus e do homem para com o outro homem. Ex. 20:1-17.

Os mandamentos não são coisas do passado, assim como, Jesus ressaltou no sermão do monte, dizendo que eles são imutáveis

A lei veio para:

– Promover um Padrão de Justiça

Um padrão no qual podemos se espelhar e viver segundo o padrão do Pai, como uma criança que vive segundo o padrão de seus pais não podendo fazer tudo que lhe vem em mente. Dt.4:8, Rm. 7:12

– Identificar e Expor a Malignidade do Pecado

Sem lei não existiria o crime, o pecado não existiria, precisamos de um limite para podermos estar no padrão. Lv. 4:7

– Revelar a Santidade de Deus

Revelou a lei para podermos estar no seu padrão de santidade, em universidades existem padrões de nota mínima pra aprovação colocando seus padrões altos e respeitados, como cristãos, precisamos seguir o padrão de santidade divina. Sem santidade ninguém verá a Deus, só com a ajuda do consolador Espirito Santo poderemos cumprir os mandamentos divinos.


PARTE ENTRE O HOMEM E DEUS

1- Não terás outros deuses diante de min. Ex. 20:3

Anjos, por serem seres que auxiliam Deus, são frequentemente adorados, símbolos e outras coisas ou seres que viveram entre nós, só precisamos olhar pra passagem e ver como falhamos e erramos nesse sentido.

2- Não faras para ti imagens de escultura. Ex. 20:4-6

Assim como no primeiro, Deus continua proibindo outras coisas que tiram o lugar de Deus, adorando a Ele por meio de imagens visíveis significa a falta de fé, “Deus é Espirito” disse Jesus(João. 4:24).

3 – Não tomarás o nome de Deus em vão. Ex. 20:7

Quantas vezes por mal hábito juramos e prometemos em nome de Deus, por Deus…. E por ai vai, o pior é que muitas das vezes acabamos nem cumprido com o prometido. Faltamos com reverência a Deus nesse aspecto.

4- Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Ex. 20:8-11

O termo sábado vem de shabbath o que significa Interromper, foi um dia que Deus deu para o descanso do povo. O sábado foi dado como sinal do pacto do monte Sinai entre Deus entre os homens. Nós cristãos observamos o domingo como dia de culto, pois Cristo ressuscitou no primeiro dia da semana Lc. 24:1-3.

PARTE ENTRE OS HOMENS

5- Honra a teu pai e tua mãe. Ex. 20:12

Respeitar e obedecer com amor, muitas das vezes mesmo na dúvida é sempre bom obedecer quando for algo lícito, ou seja desde que não seja algo que vai contra as leis de Deus. Os pais representa o Deus no lar e têm a autoridade.

É o primeiro mandamento que Deus promete: Para que ser prolonguem teus dias.

6- Não mataras. Ex. 20:13

É uma lei condenada por Deus e pelos homens, normalmente se refere a matar no físico, tirar a vida, mas além disso também podemos matar as pessoas com nossas palavras afiadas com mentiras, falsidades, calunias e outros. João 3:15.

7- Não adulterarás. Ex. 20:14

Vinculado à sacralidade, pureza e respeito absoluto do sexo, matrimônio e família, o adultério não só fere a relação com Deus mas também com o parceiro(a). O novo testamento vai além condenando os motivos ocultos do coração que levam ao adultério, porque alimentamos o futuro ato Mt. 5:27-28.

8- Não furtarás. Ex. 20:15

Outra lei condenada por Deus e homens, é errado realizar furtos (roubos), mas abrange a toda forma de desonestidade, mentira, ocultação e ate por atos. Precisamos ser honesto e puros em todos nossos atos.

9- Não dirás falso testemunho contra teu próximo. Ex. 20:16

É muito comum vermos nos dias de hoje pessoas acusando e falando mal um dos outros. Aqui se trata de nossa honestidade e sinceridade, mantendo-nos puros e limpos como a santidade de Deus, sem calunias, sem difamações, sem mentiras. Tg4:11.

10- Não cobiçarás. Ex. 20:17

Mandamento ético, ele nos ajuda a manter o domínio dos apetites da alma, e vontades negativas, nosso Deus tem coisas melhores e maiores que os nossos olhos viram e ate melhores que nossas mentes possa imaginar.

Então o que dizer acerca de tais mandamentos? Acima de tudo, pedir a ajuda de Jesus para conseguirmos cumprir tais mandamentos, e honrar a Deus, com todo nosso corpo, alma e espirito.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: