Publicado por: juniorjoao | 02/06/2013

OS 4 TIPOS DE SOLO – Parte 1


Encontramos no livro do evangelista Marcos, capítulo 4 dos versículos 1 a 20 a parábola do Semeador, em que Jesus narra aos seus discípulos que um agricultor (semeador) saiu para a plantação (semear); ele pegava em sua bolsa uma grande quantidade de sementes e as lançava sobre a terra (solo).

Neste sistema de plantação, diferente dos sistemas modernos que utilizam máquinas, cada semente caía em um lugar, e a esperança do semeador era que o máximo de sementes encontrassem uma porção de terra boa para brotar.

Jesus explica que o Semeador é o Pregador do Evangelho, que lança a Semente, que é a Palavra de Deus, no solo, que é o coração do homem.

Quando analisamos a vida de um agricultor, notamos algumas características muito importantes que Jesus busca em nós, a saber:

1. O agricultor é um homem simples(1), que conhece bem os tipos de solo(2) e a semente(3)

2. O agricultor acorda de madrugada(4) para fazer o seu trabalho

3. O agricultor é responsável por acompanhar todo o desenvolvimento(5) da semente até a colheita dos frutos

4. O agricultor conhece os tempos e as estações(6)

Quando vemos Jesus comparar os pregadores do evangelho aos agricultores (semeadores) podemos entender que ele está colocando um modelo de referência para nós seguirmos. Então entendemos que todos os cristãos, salvos em Cristo e comprometidos com a verdade do Evangelho devem:

a) Ser pessoas simples(1), pois a arrogância leva o homem à ruína. A Palavra de Deus nos diz que Deus exalta e ajuda ao humilde, mas resiste aos soberbos e arrogantes (Tiago 4:6);

b) Valorizar o conhecimento das pessoas(2), e não se limitar a relacionamentos superficiais e interesseiros. Cada pessoa é uma vida, tem uma história, um sonho e uma necessidade que só Jesus pode suprir ( I Pedro 1:16-25);

c) Se aplicar no conhecimento da Palavra de Deus(3) pois ela é Poder de Deus para transformar a vida do homem (Romanos 1:!6-17);

d) Estar prontos em todo o tempo(4) para levar a Palavra de Deus a todos os homens; estar prontos a socorrer os irmãos e estar disponíveis para fazer a Obra de Deus. (I Coríntios 15:57);

e) Se empenhar no Evangelismo e apoiar os novos convertidos(5), ensinando-lhes o Evangelho e dando bom testemunho cristão. (Marcos 16:14-19);

f) Estar atentos para os sinais(6) neste mundo que apontam para a necessidade de uma vida mais consagrada a Deus, sem distrações com as coisas desta vida; aguardando com santidade a vinda do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (Apocalipse 3:11-12).

Pr. Alexsandro Tamari Martins ( adquartaparada@gmail.com )


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: