Publicado por: Assembléia de Deus - Quarta Parada | 03/02/2013

Porque muitos jovens e adolescentes se afastam do Senhor?


Uma pesquisa feita pelos alunos da ELA (Escola Líderes de Adolescentes) do ministério PAVI (Preparando o Adolescente para a Vida) perguntando aos próprios adolescentes – Por que os adolescentes se afastam do Senhor? – apresentou as seguintes principais respostas:

 

1º – Más amizades

2º – Atrativos do mundo (baladas, drogas, internet…)

3º – Namoro (com descrente)

4º – Decepção na igreja (fofocas, brigas, injustiças…)

5º- Família (Pais incoerentes, incrédulos…)

 

Baseado nestas respostas, vejamos algumas considerações importantes:

1. Más amizades – Não há má amizade. Amizade é boa. Inimizade é mau. O conteúdo da amizade é que pode ser bom ou mau. Dois bandidos são amigos, mas o conteúdo, o que os torna amigos, é que é mau. De fato o jovem que se afasta do Senhor por causa das “más amizades” é porque ele se identificou com os conteúdos, os valores e as bases desta amizade.

2. Atrativos do mundo – Como  esquecemos das verdades tão cristalinas da Palavra de Deus a respeito do mundo?

“O Mundo inteiro jaz no maligno” – I Jo 5: 19 (o mundo sistema está enterrado no Diabo)

“Não ameis o mundo… Pois tudo que há no mundo… não provém do Pai…” I Jo 2: 15-16 (se não provém do Pai não é bom conteúdo)

“… costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo…” Ef 2: 2 (enquanto estávamos mortos espiritualmente o mundo atraía)

3.Namoro (com descrente) – Um namoro com incrédulo não é um motivo para o adolescente se afastar do Senhor, é mais uma evidência de que já estava afastado, identificando-se mais com os valores do outro do que com o do Senhor. Muitas vezes a única diferença entre os jovens é que um vai à igreja domingo e o outro não, mas todos os valores morais e pensamentos são exatamente iguais, mostrando que realmente os dois não viveram o novo nascimento em Cristo.

4. Decepção na Igreja – Há muitos jovens crentes sim, mas crentes em pessoas e não no Senhor Deus Eterno. Pessoas decepcionam, falham, mas Deus não. Semelhantemente os jovens e adolescentes seguem este caminho ao depositarem a fé em líderes, pastores ou qualquer outro cristão. A fé deve estar tão somente no autor e consumador dela, a saber, o Senhor Jesus.

5. Família – É difícil mesmo! Filhos com pais ausentes, incoerentes e ou pais incrédulos. A família é base para os relacionamentos. Apesar de todas estas influências negativas ainda assim o poder de decisão está com o filho. Família é a maior fonte de  influência de um ser humano, mas mesmo assim não determina as escolhas deste ser humano. Deus Pai “educou” seus filhos Adão e Eva! Que educação! Que influência! Mas quem determinou a escolha de obedecer e confiar no Pai foram os filhos. Bom, a escolha já sabemos qual foi!

Texto extraído e adaptado do site PAVI (www.pavi.psc.br)


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: